E se eu te dissesse que ocorreu um causo numa empresa, que contando ninguém acredita? Talvez você acredite. Pois, havia um sujeito que contratou uma empresa para recolher todo seu lixo - e pagava caro por isso - desde seu lixo reciclável até o lixo orgânico. E por muito tempo esse sujeito pagou e confiou nessa empresa, mas um belo dia viu na tv que os oceanos estavam poluídos e os animais marinhos estavam morrendo aos montes devido ao lixo que ele produzia. Ao procurar essa empresa para tirar satisfação, teve uma surpresa: a empresa lhe disse que agora ele não poderia mais usar nada que fosse de plástico, porque essa empresa não tinha a capacidade de reciclar os plásticos em seu lixo. Achou absurdo? Pois ele achou, e contestou a empresa, perguntando por que ela não simplesmente reciclava seu plástico, porque essa era sua OBRIGAÇÃO! Colher e cuidar de seu lixo era o motivo pelo qual aquela empresa existia, e era muito bem paga para fazer aquilo. Como poderia agora querer impor que o contratante não usasse mais plástico, já que a causa da poluição era da empresa, irresponsável e incapaz de cumprir com seus deveres? Pois assim ocorreu: a empresa deu um prazo para que o sujeito parasse de usar plástico, e disse que já que sua empresa era um fracasso e incapaz, quem deveria se adequar era o contratante (repito: que pagava caríssimo). O contratante, alienado de seus direitos, acatou como um cordeirinho.
Como na analogia acima, na vida real é Exatamente isso que o Estado faz conosco: nos responsabiliza por sua incapacidade de fazer aquilo que é seu dever. Não consegue obedecer nossas ordens, não cumpre suas responsabilidades, não atende às nossas necessidades, e ao invés de se emprenhar em atender, resolve nos obrigar a querer outra coisa. Nos trata como se nós é quem fôssemos seus empregados, mesmo recebendo salários e benefícios extraordinários para... Serem inúteis no que mais precisamos.
Se você acha um absurdo que o Estado faça isso, ele que é responsável por cuidar de nosso lixo, ou seja, dar ao lixo um destino que seja seguro para nós, não tendo capacidade de fazer algo tão simples, e reverte essa responsabilidade para nós, então bem vindo ao grupo: você é um conservador. Aqueles que se dizem progressistas, ou socialistas/Esquerdistas etc, adoram um Estado poderoso e injusto, que trate o cidadão como seu servo, ao invés do Estado servir a nós. Nossos políticos agem conosco como se um funcionário dissesse "Não quero fazer isso porque vai dar muito trabalho. Peça outra coisa".
Nenhum comentário:
Postar um comentário